domingo, 20 de fevereiro de 2011

Equações de primeiro grau

      São equações em que a letra "x" não aparece elevada a nenhum expoente. Um fato importante relativo às equações de 1º grau é que: "Toda equação de 1º grau possui uma solução".

Exemplo:  Encontre o valor pra x onde a equação é, 2x + 3 (x - 2) = 7x - 34

R: Resolvemos 1º a multiplicação 3 (x-2) aplicando a distributiva, ou seja, 3 (x-2) = 3x - 6
    Subtituimos os valores na esquação, 2x + 3x - 6 = 7x - 34. Agora basta organizar letras e numeros(tudo com x de um lado, tudo sem x do outro)      2x + 3x - 7x = - 34 + 6
                                                                   - 2x = - 28  

Obs: a letra (o "x") NUNCA deve ficar negativa, então a solução é multiplicar toda equação por - 1, para que assim o x troque de sinal, ficando assim positivo.
  
                                                                   - 2x = - 28  * (-1)
                                                                      2x = 28
                                                                      x = 28/2
                                                                      x = 14
                              

2 comentários:

  1. adorei sua explicação me ajudou bastante principalmente, na hora da prova estou no 9ºano e vc explicou melhor que minha professora!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito mais por mim ainda falta muito conteúdo para que vc explique mais adorei me ajudou muito

    ResponderExcluir